O Comitê da Campanha
Os comitês populares da campanha são a base fundamental de enraizamento da nossa luta comum em todo o país e em toda a sociedade brasileira. Foi graças a eles que no passado recente, conseguimos sucesso nos plebiscitos da Dívida e contra a ALCA.
Para fundar um Comitê pela Anulação da Privatização da Companhia Vale do Rio Doce - CVRD reúna seus colegas da faculdade, do colégio, seus vizinhos, seus colegas de trabalho, seus companheiros do sindicato e organize uma reunião para debater o que é a CVRD, como ela foi privatizada, quanto VALE e por quanto foi arrematada.
A reunião pode ser na universidade, na escola, no sindicato, na casa de um colega, na igreja, etc.
As atividades devem ser preparadas cuidadosamente:
- Garanta o local com antecedência.
- Coloque uma faixa alusiva ao evento e cole cartazes nas redondezas e no local da reunião.
- Faça uma boa convocação com panfletos convidando para a atividade.
- Se possível confirme o convite dois dias antes por correio eletrônico e/ou telefone.
- Faça uma lista de presença com espaço para o nome, telefone e e-mail. Esta lista é fundamental para convocar futuras atividades.
- Garanta uma boa exposição inicial sobre a Campanha.
- Se precisar de ajuda chame um membro do Comitê Estadual para auxiliar na discussão.
- Se você dispõe do equipamento necessário no local solicite um DVD sobre a campanha na Secretaria Operativa. Isto ajuda bastante nos debates.
- Não deixe de levar o material da campanha para o debate: panfletos, cartilhas e cartazes para distribuir entre os companheiros no final da atividade.
- Faça do debate de fundação do comitê uma atividade capaz de organizar outra ação: Outro debate, uma panfletagem na escola ou universidade, no bairro, etc.
- Marque o local, data e hora logo.
- Se possível, organize um lanche solidário durante a atividade. Isto a torna mais agradável.
- No ato da fundação do Comitê é necessário escolher uma Coordenação com dois ou três companheir@s que fiquem responsáveis pelas finanças, pelo material e a representação do comitê na Coordenação Estadual.
- De 1º a nove de setembro estaremos recolhendo os votos do plebiscito popular. É necessário que os comitês discutam os locais de votação, os horários e os companheiros que vão garantir sua realização.
- Os Comitês terão que garantir as urnas (caixa box), canetas, listas de votação com espaço para o nome e um documento e, dependendo do lugar de votação, pranchetas ou uma mesa e uma cadeira.
- Dentro do propósito de divulgação da campanha, os comitês têm autonomia para realizar outras atividades, festas, confecção e venda de camisetas da campanha, etc.
Mãos à obra e boa campanha!